Logo Flori Odontologia
Fique por dentro

Clareamento no dentista, o que você precisa saber

Navegue pelo Conteúdo

Flori Odontologia, uma nova opção para o Clareamento no Dentista

O clareamento no dentista é fundamental para garantir resultados eficazes e seguros. Profissionais capacitados utilizam técnicas e produtos específicos, ajustados às necessidades individuais do paciente, minimizando assim os riscos de sensibilidade e danos aos tecidos bucais.

Além disso, a supervisão do dentista assegura um acompanhamento adequado, proporcionando um sorriso mais branco e saudável, com a garantia de um tratamento personalizado e seguro.

Os profissionais normalmente realizam o clareamento dental com a utilização de produtos químicos em gel como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida. No entanto, a concentração irá depender de cada caso podendo variar de 6% até 40%.

Clareamento Dental Caseiro

A técnica envolve a aplicação de um gel usando moldeiras, dessa forma permitindo que o paciente realize o procedimento confortavelmente em sua residência. No entanto, é necessário manter uma disciplina rigorosa para aderir ao protocolo recomendado pelo profissional. O Dentista é o profissional mais indicado para realizar o Clareamento, evitando assim maiores problemas.

Normalmente, utilizam-se concentrações mais suaves do gel para minimizar possíveis irritações nos tecidos bucais, dessa forma o clareamento ocorre gradualmente ao longo do tempo.

Diversas concentrações de gel clareador estão disponíveis, indicando assim que diferentes protocolos de uso podem ser seguidos:

    • Uso Noturno: Nesse método, o paciente usa a moldeira com o gel clareador durante o sono.
    • Uso Diurno: Nesta abordagem, utiliza-se a moldeira durante o dia, por períodos que variam de 30 minutos a 2 horas.

Géis clareadores com concentrações mais elevadas tendem a produzir resultados mais rápidos, mas também podem levar a uma maior sensibilidade nos dentes. Portanto, o dentista realiza a seleção do protocolo mais adequado para cada paciente, considerando as necessidades de cada paciente. Realize o seu Clareamento no Dentista!

Clareamento Dental em Consultório

Antigamente conhecido como Clareamento a Laser, é a técnica de clareamento no dentista que realiza o procedimento de clareamento dos dentes dentro do consultório.

Após preparo da boca e proteção da gengiva, aplica-se o gel clareador diretamente sobre os dentes sem o uso de moldeiras. O gel permanece sobre a superfície dental por em torno de 45 minutos, e então é removido.

Normalmente é utilizada uma técnica combinada entre Clareamento de consultório e caseiro, esta normalmente apresenta resultados mais satisfatórios e duradouros.

Técnica combinada de Clareamento no Dentista

Ao combinar esses dois métodos, o paciente obtém o benefício da eficácia a longo prazo do clareamento dental caseiro e a rapidez dos resultados do clareamento dental de consultório. Evite realizar o procedimento por conta própria e procure um profissional para realizar o Clareamento no Dentista.

Geralmente, o dentista começa com o clareamento de consultório e orienta o paciente com relação ao clareamento caseiro. Podem ser necessárias sessões complementares para alcançar um resultado mais branco e brilhante em um período mais curto. Isso também permite que o dentista supervisione o processo e ajuste a intensidade do tratamento de acordo com a resposta dos dentes do paciente.

Dentista Clareamento Dental
Equipamentos Flori Odontologia

 

Principais dúvidas

Posso fazer o Clareamento dental caseiro sem orientação profissional?

           Recomenda-se a orientação de um profissional! Se houverem trincas, cáries ou problemas na gengiva, somente um profissional experiente poderá sugerir o procedimento adequado. Em casos mais críticos, se a saúde bocal estiver comprometida, o produto poderá prejudicar a raiz do dente resultando assim em um tratamento de canal. Dessa forma, procure por um profissional para realizar o Clareamento no Dentista!

Quantas bisnagas são necessárias no Clareamento Caseiro?

           Em média utiliza-se de 3 a 4 seringas para clareamento somente com moldeiras. Na técnica combinada realiza-se uma sessão pelo Dentista no consultório e depois, utilização de 2 a 3 seringas com moldeiras como complemento. No entanto, a dosagem poderá variar de acordo com o nível de clareamento desejado.

Existem várias marcas de clareadores disponíveis, qual é a melhor?

           Todas essas marcas utilizam substâncias similares, como o Peróxido de Hidrogênio ou o Peróxido de Carbamida. Dessa forma não é possível compará-las com relação à qualidade, mas tenha atenção especial com relação a procedência de cada uma. Somente um Dentista experiente poderá recomendar a marca ideal para proporcionar o melhor Clareamento para cada caso.

Qual a substância mais eficaz? O Peróxido de Carbamida ou o Peróxido de Hidrogênio?           

            Geralmente, produtos com Peróxido de Carbamida tendem a ser mais acessíveis e o resultado é mais gradual. Utiliza-se mais o Peróxido de Hidrogênio, pois apresenta resultados mais rápidos.

Quais os riscos do Clareamento Dental por conta própria?

            Se houver alguma trinca ou cárie, o produto pode prejudicar a saúde do dente e, em casos mais críticos, ocasionar um tratamento de canal.

Existe clareamento dental em uma única sessão?

            Dificilmente chegará no resultado desejado somente com uma sessão.

Quanto tempo dura o Clareamento Dental?

            Depende dos hábitos de cada paciente, em média dura de 1 a 3 anos.

 

Quadro Comparativo

CLAREAMENTO DENTAL

Mais Matérias

Compartilhe

Confira nossas especialidades